Indústrias de Santa Catarina recebem apoio da FIESC para expandir no comércio exterior. Empresas catarinenses do setor de alimentos e bebidas encontram no mercado internacional uma oportunidade de expansão, mas precisam estar preparadas para lidar com desafios como legislações fiscais, exigências sanitárias, diferenças culturais, hábitos de consumo e práticas de ESG. Essa foi a mensagem principal da reunião conjunta das Câmaras da FIESC, realizada em Jaraguá do Sul.
Maria Teresa Bustamante, presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, destacou o programa International Competitiveness (Intercomp), que oferece às indústrias uma plataforma digital com ferramentas e serviços voltados à internacionalização. A iniciativa inclui uma equipe especializada, diagnóstico de maturidade empresarial e orientações para exportação, importação e parcerias estratégicas.
Os presidentes das Câmaras de Alimentos e Bebidas e de Micro e Pequena Indústria, Micheli Poli Silva e Célio Bayer, reforçaram a importância do programa para fortalecer a atuação global das empresas catarinenses. Em 2023, o segmento de alimentos e bebidas movimentou US$ 654,4 milhões em exportações, consolidando-se como um destaque na balança comercial do estado.