Trafegar no Comércio Internacional não parece uma tarefa fácil, e de fato não é. No entanto, existem empresas capazes de auxiliar e dar suporte sobre as inseguranças que as empresas pouco ou nada internacionalizadas podem ter na hora de importar e exportar: as Trading Companies.
Seja para adquirir produtos de outros países ou conseguir clientes para negociar em moeda estrangeira a fim de potencializar seus ganhos, a quantidade de detalhes e burocracia para fazer acontecer é enorme.
Então, vamos explorar o interessante mundo dessas empresas com alcance mundial e ficar atentos a 10 dicas e vantagens sobre o que considerar caso você esteja pensando em contratar uma trading.
Índice:
O que fazem as Trading Companies?
As Trading Companies são aquelas empresas que facilitam e dinamizam o comércio internacional entre uma determinada empresa e os fabricantes. No Brasil, elas seguem os requisitos da Portaria SECEX nº 23.
O que as tradings fazem de melhor é a conexão entre vendedores e compradores de países diferentes, minimizando os obstáculos do Comércio Internacional. Além de:
- realizar importação e exportação de produtos de diversos fornecedores;
- atuar em vários mercados;
- reduzir custos operacionais; e
- atender várias demandas de clientes em razão de seu acesso a uma extensa variedade de produtos.
As Trading Companies atuam em operações por Conta e Ordem e por Encomenda, e em ambos os casos as empresas envolvidas precisam ter o RADAR (Sistema Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) ativo.
Sendo assim, é possível decidir em conjunto, com transparência e apoio da Trading Company, qual a melhor opção possível.
Por que escolher operar através das Trading Companies?
Porque são empresas que cuidam desde o sourcing até a chegada da mercadoria no armazém do seu cliente final.
Elas têm uma visão ampla e integrada, das várias etapas que envolvem as negociações em Comércio Internacional. Costumeiramente são utilizadas por produtores ou importadores de pequeno e médio porte que estão começando a se internacionalizar, que buscam desbravar de maneira assistida o mercado mundial assim como quase nunca têm um departamento de comércio internacional estruturado.
As Trading Companies, nesse sentido, conseguem realizar toda a gestão do processo de Comércio Internacional ao:
- garantir uma boa classificação fiscal da mercadoria;
- gerir os embarques e toda a complexa cadeia logística;
- negociar em volume tanto com fornecedores quanto com clientes; e
- até realizar o despacho aduaneiro.
Essa amplitude de envolvimento nas etapas das operações ainda lhes confere uma assertividade ímpar nos custos e no controle de cada processo.
Também possuem um forte poder de negociação, pois conhecem em detalhes determinado mercado e prestam serviços com a qualidade necessária para fazer uma operação acontecer da melhor maneira possível.
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Quais as dicas sobre Trading Companies?
Sendo inúmeras as vantagens em optar por operações com Trading Companies, é importante atentar para algumas dicas. Essas empresas certamente podem ser as melhores aliadas para sua empresa se internacionalizar. Elencamos 10 delas a seguir:
1 – Localização das Trading Companies
Geralmente estão localizadas em estados que ofertam regimes especiais de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), por exemplo, como Espírito Santo e Santa Catarina. Dessa maneira, conseguem repassar o benefício ao cliente final.
Estarem geograficamente instaladas em um local estratégico as colocam na rota mais frequente do trânsito mundial. Ou seja, é essencial o fácil acesso a portos, aeroportos e recintos alfandegados no geral.
Por isso, não são raras as Trading Companies que possuam pelo menos um escritório em outras partes do mundo.
2 – Volume de negócios
Possibilidade de adquirir quantidades específicas de determinada mercadoria (MOQ – Minimum Order Quantity) e adaptar-se ao porte da empresa.
A capacidade de acessar vários clientes e fornecedores em determinado país possibilita um mix de aquisição e venda raramente possível em negociações pontuais, únicas e diretas.
Como operam constantemente com outros prestadores de serviços envolvidos em todo o processo de Comércio Internacional acabam tendo um poder de negociação maior com agentes de carga, taxas de portos, aeroportos, transportes rodoviários e até na parte financeira.
3 – Garantia de processo de importação ou exportação
As Tradings Companies costumam dispensar atenção redobrada nos processos em que estão envolvidas.
É comum que elas realizem pesquisa de idoneidade de clientes e capacidade de solidez de fornecedores, tanto técnica quanto comercialmente.
Conforme necessidade e complexidade do produto, costumam providenciar inspeções de produção e pré-embarque, além de cuidar de toda a negociação logística.
4 – Rede de fornecedores
Estão sempre pesquisando alternativas viáveis para os seus clientes e em contato com o mundo.
Por isso acabam, de diversas maneiras, criando uma rede de contatos robusta, especializando-se em determinado produto e mercado. Isso as permite proporcionar uma oferta de variedade muito maior de mercadorias e minimizar a probabilidade de falta delas.
São capazes de desenvolver um verdadeiro pool de compras, o que impacta diretamente na qualidade final das operações.
5 – Rede de clientes internacionais
Os profissionais das Tradings Companies costumam ser bem ativos no mundo dos negócios: participam de feiras, missões empresariais, fazem abordagens pontuais e assertivas, estudam o mercado e encontram soluções.
É uma via de mão dupla: assim como com os fornecedores, procura-se criar uma carteira de parceiros confiáveis por meio de um bom networking internacional, pesquisa de mercado e estratégias de marketing.
6 – Solidez econômica
Antes de tudo, constituir uma Trading Company exige um capital mínimo, um Certificado de Registro Especial e a assunção de responsabilidade e dos riscos envolvidos nas transações no exterior.
Há uma lista pública, atualizada constantemente de empresas que possuem o Certificado de Registro Especial no Brasil.
Para sua estruturação, a principal fonte de recurso é financeira (o capital mínimo deve ser de pelo menos R$ 748.466,66). Estes critérios corroboram com a necessária solidez econômica para atuar no mercado internacional.
7 – Planejamento para redução de custos
Há o cuidado de estudar o produto e o mercado de atuação.
Consolidando em apenas um único embarque a mercadoria de fornecedores distintos, simplifica o processo de Comércio Internacional. Dessa forma, reduz custo e burocracia, seja para desembaraço, demais custos alfandegários e até de fechamento de câmbio.
Como são empresas que possuem benefícios fiscais para IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ICMS e Contribuições Sociais, também podem repassá-los a seus clientes.
8 – Especialidade de mercado
É o tipo de empresa que tem suas especialidades, embora possa prospectar, comprar e vender praticamente todo tipo de produto que circula pelo mundo.
Costumam atuar fortemente em um determinado mercado (automotivo, farmacêutico, têxtil e tantos outros) e, conforme o relacionamento com seus clientes e fornecedores, agregar algumas coisas fora do seu escopo principal.
Ter foco em uma área faz com que elas se tornem profundas conhecedoras das características de uma família de produtos e todo o tratamento necessário por tipo de mercado – legislação e demais exigências.
Isso faz com que ofereçam um suporte seguro ao processo, seja de importação ou exportação, o que nem sempre um profissional generalista consegue dar.
9 – Profissionais qualificados
Ter certas especialidades e desenvolver negócios pautados em determinados mercados exige profissionais qualificados técnica e comercialmente.
Não são raros os produtos com especificidades e tratamentos administrativos que precisam de atenção e podem viabilizar ou não uma negociação.
Compradores e vendedores especializados, capazes de realizar boas negociações, e analistas técnicos poderão dar o devido suporte a cada etapa do processo.
Portanto, estar cercado de profissionais que entendem e têm segurança no que fazem aumenta a exatidão na escolha dos produtos e a segurança da operação.
Comumente fazem parte do corpo das Trading Companies: um contador, gestores que administram os negócios, equipe de comercialização e logísticas e os famosos traders. Esses profissionais formam verdadeiras pontes entre fornecedores e clientes, e conhecem os produtos, o mercado interno e externo e dão toda assistência devida para a viabilização dos negócios mais rentáveis possíveis.
10 – Tecnologia aplicada para Trading Companies
Por fim, usar a tecnologia a favor dos bons negócios. Contar com um bom software de gestão empresarial, integrado e inteligente, que possua recursos que busquem eliminar falhas humanas por meio da automatização do maior número de atividades possível.
Desse modo, com a atenção nesses detalhes, usando o apoio dos recursos tecnológicos disponíveis, haverá o aumento da agilidade e de eficiência em todas as etapas em que a Trading Company esteja envolvida.
Em síntese, há a melhoria no gerenciamento das operações e a redução de riscos e custos, tanto para a Trading quanto para o cliente final.
Conclusão
Observadas as dicas e vantagens sobre as Tradings Companies, é válido reforçar a importância de sempre jogar às claras e avaliar se operar através desse tipo de empresa é adequado ao porte e às expectativas da sua. Observadas as dicas e vantagens sobre as Tradings Companies, fica claro a importância de sempre avaliar se operar através desse tipo de empresa é adequado ao porte e às expectativas da sua!




